Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 20 de março de 2015

Blimunda #34 - Março de 2015 - Revista Digital da Fundação José Saramago



Sinopse, via Fundação José Saramago

"Testemunha de guerras e da intolerância do homem, em meados dos anos 90 o fotógrafo Sebastião Salgado viu-se com a “alma doente”. Essa dor levou-o a criar, com a ajuda da esposa, o Instituto Terra, replantar uma floresta, e sair pelo mundo em busca da beleza. A Blimunda deste mês dedica várias das suas páginas a Génesis, o seu mais recente projeto, e ao documentário O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro, autores de um retrato íntimo do artista brasileiro.
Da 16ª edição das Correntes d’Escritas a revista publica um extenso dossier: uma entrevista com o escritor cubano Leonardo Padura, uma conversa pouco convencional com o português Manuel Jorge Marmelo e o alemão Michael Kegler, e os textos da espanhola Clara Usón e do português Bruno Vieira Amaral.
Na secção infantil e juvenil, uma entrevista da escritora e pedagoga brasileira Ana Maria Machado, para além das habituais notas de rodapé e de duas novas entradas no Dicionário de Literatura Infantil e Juvenil.
Na secção bimestral dedicada ao Cinema, o alvo é o polémico American Sniper, de Clint Eastwood, obra polémica numa Hollywood liberal.
Por fim, a terminar, o escritor açoriano e ex-adido cultural de Portugal em Madrid, João de Melo, assina um texto sobre a relação de José Saramago com a Espanha na secção Saramaguiana.

Eis os principais temas da Blimunda # 34, de março, nas suas mais de cem páginas. Boas leituras, e até abril."


Ensaio "Arquitectura de uma Cruxificação" de José Joaquín Parra - Baseado em "O Evangelho Segundo Jesus Cristo"

Via Aula José Saramago

"Dejamos aquí el enlace de este artículo (en español) de José Joaquín Parra, autor de la obra “Pensamiento arquitectónico en la obra de José Saramago”, publicado en diciembre de 2000 en la revista de la Asociación de Germanistas de Andalucía."

Aqui o PDF,