Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

segunda-feira, 6 de abril de 2015

"Todos os Nomes" Adaptação por Margaret Jull Costa - "All the Names" no Quantum Theater Pittsburgh (Pensilvânia EUA)

Via Facebook, página "Blimunda" e "Fundação José Saramago"

"Depois de um tributo no Iberian Suite, em Washington, e da estreia da ópera "As Intermitências da Morte" em San Francisco, é a vez de "Todos os Nomes" chegar a um palco nos Estados Unidos. A partir de 10 de abril, no Quantum Theater, em Pittsburgh (Pensilvânia). 
Todas as informações, aqui:"
http://www.quantumtheatre.com/season/allthenames

"Adaptation based on José Saramago's book, translated by Margaret Jull Costa
Devised by Karla Boos, Chris Evans, Cindy Limauro, Barbara Luderowski, Sarah Pickett, Megan Monaghan Rivas, Joe Seamans, and Narelle Sissons
April 10–May 2, 2015
Location: The Original Carnegie Free Library of Allegheny"





"World premiere adaptation based on José Saramago's Nobel Prize winning book, translated by Margaret Jull Costa

A team of collaborators and a fascinating premise: make José Saramago’s Nobel Prize-winning novel a three-dimensional, theatrical experience.  Devised by: Karla Boos, Chris Evans, Cindy Limauro, Barbara Luderowski (Co-Director of the Mattress Factory), Sarah Pickett, Megan Monaghan Rivas, Joe Seamans, and Narelle Sissons.  What results might look like theatre from one perspective, but installation art from another, allowing Luderowski’s love of architecture, sculpture, and assemblage to contribute in a fundamental way, and asking patrons to forget everything they know about the traditional theater experience and become completely immersed in José Saramago's beautiful story, about Senhor José, a lowly clerk in the Central Registry of an unnamed city, obsessed with collecting and on a journey to find a mysterious woman who has slipped through the cracks of Kafka-esque categorization.

World Premiere"