Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

"Cartas para José Saramago" Por Orlando Brito em "Os Divergentes" (19/12/2017)

"Cartas para José Saramago" por Orlando Brito 
"Os Divergentes" (19/12/2017)

Pode ser consultado aqui


"O escritor e sua correspondência. foto Orlando Brito"

"O escritor português José Saramago recebe as correspondências que chegam a seu endereço de Lisboa. “Rua dos Ferreiros, 36, à Estrela”, como ele mesmo dizia. 1993.

Como foi – Eu estava em Portugal para fazer com o colega Luís Costa Pinto várias matérias para a Veja, revista em que trabalhávamos. Uma dessas reportagens era com o José Saramago. O famoso autor de vários best-sellers resolvera mudar-se para Lanzarote, uma das ilhas Canárias, depois que seu livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” foi censurado em seu próprio país, em 1991.

Ao lado da mulher espanhola Maria Del Pilar, Saramago dizia ter encontrado o lugar ideal para meditar e escrever. Não tirou o pé de Lanzarote durante meses. Mas sempre voltava a Lisboa para, principalmente, atualizar e conferir a correspondência. Afinal, um ganhador do Prêmio Nobel de Literatura recebe mensagens de admiradores e amigos de todo o mundo.

O carteiro já sabia que dificilmente encontraria o famoso destinatário e por isso confiava as cartas ao dono da singela Quitanda do Mascote, vizinha do modesto apartamento de Saramago, na Rua dos Ferreiros, número 36, no Bairro da Estrela, um dos mais tradicionais da agradável da capital portuguesa.

José Saramago mereceu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Faleceu em 2010, aos 78 anos.

Orlando Brito"