Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sábado, 12 de novembro de 2016

"José Saramago em destaque no Cinema História de novembro" - Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

Cartaz alusivo ao evento

Informação pode ser recuperada e consultada aqui

"José Saramago - o primeiro escritor de Língua Portuguesa a arrecadar o Nobel da Literatura - é a personalidade que se segue no Cinema História - rubrica de pendor lúdico-didático dinamizada pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL).

No mês de nascimento do autor de "Memorial do convento" - ocasião que coincide com a abertura da exposição biobibliográfica "A universalidade da escrita no Nobel da Literatura", que naturalmente destaca a figura de Saramago - a BMPL disponibiliza o documentário "José e Pilar", da autoria de Miguel Gonçalves Mendes que, filmado entre 2006 e 2009, mostra o quotidiano de um dos mais importantes escritores contemporâneos na sua relação com Pilar del Río, o público, a escrita e a vida.

Como tem sido habitual, a BMPL vai colocar à disposição dos utilizadores um livreto com a biografia da figura visada na edição de novembro do Cinema História, funcionando como complemento informativo do documentário que aborda um período específico da história de José Saramago.

Celebre a cultura portuguesa. Visite-nos!"


Exposição "José Saramago, 90 anos" - Biblioteca Municipal das Figueira da Foz (de 5/11 a 4/12)

Cartaz alusivo à iniciativa

Informação pode ser recuperada e consultada aqui

"05 novembro a 04 dezembro 

Local: Hall Biblioteca e Museu Municipais 
Entrada:Livre

Público-alvo: Escolas Secundárias e Público em geral 

A exposição é composta por 20 roll-ups onde constam nove retratos de José Saramago, seis  de ilustradores portugueses e três de espanhóis (André Carrilho, Alex Gozblau, Cristina Sampaio, Gonçalo Viana, Javier Olivares, João Fazenda, João Maio Pinto, Luis Grañera López, Tiago Albuquerque) que, a convite da Fundação e da Silva Designers, aceitaram o repto de retratar Saramago.

A exposição não ficaria no entanto completa sem uma marca mais pessoal da vida de José através de referências a alguns dos seus dados biográficos, acompanhados de textos do Escritor, retirados do livro José Saramago nas Suas Palavras, um dicionário sobre o pensamento do autor de O Evangelho Segundo Jesus Cristo organizado por Fernando Gómez Aguilera."

I Cátedra Internacional José Saramago - Universidade de Vigo (Galiza Espanha) de 15 a 22 de Novembro


I Cátedra Internacional José Saramago

"A I Cátedra Internacional José Saramago (CJS) nasceu de um protocolo de cooperação entre a Universidade de Vigo e a Fundação José Saramago, assinado no dia 27 de abril de 2015. 
No dia 26 de julho de 2016, na Primeira Assembleia dos Membros Fundadores e Honorários, associaram-se formalmente a esta cátedra a Fundação Eng.º António de Almeida e o Camões, I.P., e foi designado o Comité Executivo, constituído por quatro elementos: Presidente: Burghard Baltrusch. Vice-Presidenta: Camiño Noia Campos. Diretor: Carlos Nogueira. Secretária: Regina Carreira-López. 
Neste mesmo dia, fez-se a primeira apresentação pública da CJS, na Universidade de Vigo, e definiu-se para outubro de 2016 a apresentação em Portugal, a ocorrer na Fundação José Saramago com o apoio do Camões, I.P.
O primeiro grande objetivo da I Cátedra Internacional José Saramago é o estudo e a difusão da obra e do pensamento do autor de Memorial do Convento, Prémio Nobel da Literatura 1998. Este propósito concretizar-se-á nos três principais eixos da ação universitária: docência, investigação e atividades de extensão.
O pensamento e a literatura de um autor de dimensão universal como José Saramago pedem abordagens que usem não só os procedimentos mais convencionais de análise literária, linguística, retórica ou histórica, mas também outros métodos interdisciplinares de estudo. Referimo-nos a aproximações que considerem as inter-relações entre literatura e autobiografia, literatura e justiça / direito / direitos humanos, literatura e tradição oral / etnografia, literatura e antropologia, literatura e filosofia, literatura e infância, literatura e política ou literatura e ambiente / ecocrítica.
Estudando José Saramago, estamos também a contribuir para a divulgação e a realização humanística, comunicativa e pragmática da língua portuguesa. Compreende-se: Saramago cultivou e revolucionou os registos da língua portuguesa de várias épocas – dos orais, populares e tradicionais aos eruditos, incluindo os universos linguístico-literários destinados à infância e à juventude.
A matéria-prima da I Cátedra Internacional José Saramago é a escrita de José Saramago. Ainda assim, não deixamos de ligar a CJS à promoção de outras atividades relacionadas quer com as literaturas e as culturas lusófonas atuais, quer com uma língua falada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. As atividades da CJS partem da Galiza e do Norte de Portugal, mas desejam incluir, explicitamente, todo o âmbito ibero-românico, sem excluir a colaboração com outras geografias.
São objetivos específicos da I Cátedra Internacional José Saramago:
O desenvolvimento de projetos de divulgação social e de transferência do conhecimento.
A organização e a realização, também a nível internacional, de todo o tipo de atividades de difusão e promoção da figura e da obra universal de José Saramago, como cursos, conferências, simpósios ou seminários.
O apoio a docentes, pessoal investigador e estudantes.
A publicação e o intercâmbio de publicações, trabalhos de investigação e de qualquer tipo de materiais académicos que resultem de interesse a todo tipo de projetos culturais e literários de interesse comum.
A mobilidade internacional de estudantes e de pessoal docente e investigador.
A promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens em todos os âmbitos da sociedade."

Todas as informações disponíveis podem ser consultadas e acompanhadas aqui
@cjosesaramago (Twitter)

Programação completa das I Jornadas José Saramago em Vigo








Atividades culturais nas I Jornadas José Saramago em Vigo

Campo de Batalha - Performance do Grupo F (15 e 18/11/2016)
O Grupo F, composto por estudantes da Faculdade e outras artistas da cidade de Vigo, realizará duas performances dentro da programação das I Jornadas José Saramago em Vigo. As duas atuações têm como título Campo de Batalha e inspirar-se-ão no livro O Ano de 1993 de José Saramago, partindo da ideia saramaguiana de que "nenhum lugar é suficientemente belo na terra para que doutro lugar nos desloquemos a ele". A primeira performance realizar-se-á no dia 15 de novembro de 2016 às 13h00 no Hall da Faculdade de Filologia e Tradução da Universidade de Vigo. A segunda performance terá lugar no dia 18 de Novembro de 2016, à 19h30 na Casa de Arines (Centro Cultural Português, Camões – I.P.) em Vigo. O Grupo F são Eva Comesaña, Marcia Vázquez, Nuria Vilán e Vanesa Ferreira. A entrada é gratuita.

Exposições (10-14/11/2016)
“José Saramago: Obra e Estudos” (Biblioteca da FFT)
“Documentários e Trailers”, em reprodução contínua (Hall de entrada da Biblioteca da FFT)
“30 Anos de A Jangada de Pedra” (Hall da FFT)
"O Prémio Nobel na imprensa portuguesa e espanhola” (Hall da FFT)
“A Produção da curta-metragem galega A mais grande flor do mundo” (Hall da FFT)

Exibições de filmes
Terça-feira, 15/11/2016, 16h30, Salão de Atos da FFT
A Jangada de Pedra (George Sluizer), apresentação de Iria Alonso Fernández, seguido de debate.
Quarta-feira, 16/11/2016, 19h00, Centro Cultural Camões-Vigo
The Enemy (Denis Villeneuve,  a partir de O Homem Duplicado, de José Saramago), apresentação de Carla Sofia Amado, seguido de debate.
Quinta-feira, 17/11/2016, 17h00, Salão de Atos da FFT
Blindness (Fernando Meireles, a partir de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago), apresentação de Uxío Couto Carballido, seguido de debate.