Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sábado, 12 de novembro de 2016

Exposição "José Saramago, 90 anos" - Biblioteca Municipal das Figueira da Foz (de 5/11 a 4/12)

Cartaz alusivo à iniciativa

Informação pode ser recuperada e consultada aqui

"05 novembro a 04 dezembro 

Local: Hall Biblioteca e Museu Municipais 
Entrada:Livre

Público-alvo: Escolas Secundárias e Público em geral 

A exposição é composta por 20 roll-ups onde constam nove retratos de José Saramago, seis  de ilustradores portugueses e três de espanhóis (André Carrilho, Alex Gozblau, Cristina Sampaio, Gonçalo Viana, Javier Olivares, João Fazenda, João Maio Pinto, Luis Grañera López, Tiago Albuquerque) que, a convite da Fundação e da Silva Designers, aceitaram o repto de retratar Saramago.

A exposição não ficaria no entanto completa sem uma marca mais pessoal da vida de José através de referências a alguns dos seus dados biográficos, acompanhados de textos do Escritor, retirados do livro José Saramago nas Suas Palavras, um dicionário sobre o pensamento do autor de O Evangelho Segundo Jesus Cristo organizado por Fernando Gómez Aguilera."

Sem comentários:

Enviar um comentário