Capa da "Blimunda" #7 - Dezembro de 2012
Destaque para uma compilação de fotografias, devidamente comentadas.
Não é segredo! Nem são as tradicionais selfies dos modernos tempos dos smartphones.
São memórias que muito orgulha a vasta e universal família Saramaguiana. Reviver é recordar, imaginar os momentos, como que, deles tivéssemos feito parte fisicamente, estar lá ao mesmo tempo que estávamos no mundo todo.
Não é segredo! Há que visitar o n.º 7 da nossa "Blimunda":
Link para descarregar, gratuitamente,
a revista "Blimunda" - http://www.josesaramago.org/blimunda-7-dezembro-2012/
Sinopse que pode ser lida e recordada na página da Fundação José Saramago
"Somos a memória que temos,
sem memória não saberíamos quem somos.
José Saramago
A Blimunda 7, segundo número com concepção gráfica de Jorge Silva/Silva Designers, chega com o seu tema de capa dedicado à Memória, a memória de que necessitamos para sabermos quem somos. E, com as palavras de Sara Figueiredo Costa, a memória na Blimunda revisita Istambul e o Museu da Inocência, casa dos objectos elencados na obra homónima de Orhan Pamuk. Mas a memória faz-se também daqueles que desapareceram. Visitámos um cemitério de Lisboa e através das imagens de Sílvia Moldes traçamos um roteiro pelas memórias daqueles que todos os anos, a 1 de novembro, aí se dirigem para homenagear os que, mesmo que apenas fisicamente, já não estão entre nós. E se por ordem do Governo da República Portuguesa o dia 1 de novembro deixará, em 2013, de ser feriado nacional, esta é, também, uma afirmação política.
No infantil e juvenil, Andreia Brites revisita a tradição através de dois livros recentemente publicados que fazem pontes com a tradição ancestral das histórias que todos conhecemos.
A Blimunda despede-se de 2012, desejando a todos os seus leitores um Bom 2013."
Sem comentários:
Enviar um comentário