Capa da edição #56 Janeiro de 2017
A presente edição pode ser consultada e descarregada gratuitamente, via página da Fundação José Saramago aqui em http://www.josesaramago.org/blimunda-56-janeiro-2017/
Sinopse de apresentação
"A Blimunda começa o ano com algumas mudanças gráficas e uma nova secção chamada (Em) Breve, que trará todos os meses pequenas notas com novidades do universo literário em língua portuguesa.
Para este número de janeiro, a revista visitou em Madrid a exposição Animal Collective, uma mostra com trabalhos em banda desenhada de 22 coletivos, de várias partes do mundo.
Em 1936 teve início a Guerra Civil Espanhola e entre as milhares de vítimas estiveram centenas de escritores e intelectuais. Agora, o legado deixado por esses autores passa ao domínio público. A Blimunda conversou com especialistas e explica a importância de facilitar o acesso a estes materiais que agora passam a poder ser difundidos de forma gratuita.
Qual é o segredo de Paula Rego? Na tentativa de desvendar esse mistério a jornalista Anabela Mota Ribeiro fez uma série de entrevistas à pintora, das quais resultou o livro Paula Rego por Paula Rego. Este número da Blimunda publica um texto da psiquiatra e docente Manuela Correia sobre este livro de entrevistas.
Estamos todos representados nas publicações ou a diversidade dos leitores não é refletida naquilo que é editado? Esta é a pergunta a que se procura dar resposta na secção Infantil e Juvenil desta Blimunda de janeiro. Na secção Visita Guiada, entramos pela porta da Bruaá, editora sediada na Figueira da Foz.
Em novembro, a escritora Inês Fonseca Santos e o ilustrador João Maio Pinto publicaram José Saramago: Homem-Rio, biografia do Prémio Nobel de Literatura que integra a coleção Grandes Vidas Portuguesas. A Saramaguiana recupera o texto lido por Inês Fonseca Santos aquando da apresentação do livro.
No arranque de mais um ano de Blimunda, os habituais desejos de Boas Leituras!"
Sem comentários:
Enviar um comentário