Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Já está disponível a edição #56 da revista digital "Blimunda" - Aqui link acesso gratuito

Capa da edição #56 Janeiro de 2017

A presente edição pode ser consultada e descarregada gratuitamente, via página da Fundação José Saramago aqui em http://www.josesaramago.org/blimunda-56-janeiro-2017/

Sinopse de apresentação
"A Blimunda começa o ano com algumas mudanças gráficas e uma nova secção chamada (Em) Breve, que trará todos os meses pequenas notas com novidades do universo literário em língua portuguesa.

Para este número de janeiro, a revista visitou em Madrid a exposição Animal Collective, uma mostra com trabalhos em banda desenhada de 22 coletivos, de várias partes do mundo.

Em 1936 teve início a Guerra Civil Espanhola e entre as milhares de vítimas estiveram centenas de escritores e intelectuais. Agora, o legado deixado por esses autores passa ao domínio público. A Blimunda conversou com especialistas e explica a importância de facilitar o acesso a estes materiais que agora passam a poder ser difundidos de forma gratuita.

Qual é o segredo de Paula Rego? Na tentativa de desvendar esse mistério a jornalista Anabela Mota Ribeiro fez uma série de entrevistas à pintora, das quais resultou o livro Paula Rego por Paula Rego. Este número da Blimunda publica um texto da psiquiatra e docente Manuela Correia sobre este livro de entrevistas.

Estamos todos representados nas publicações ou a diversidade dos leitores não é refletida naquilo que é editado? Esta é a pergunta a que se procura dar resposta na secção Infantil e Juvenil desta Blimunda de janeiro. Na secção Visita Guiada, entramos pela porta da Bruaá, editora sediada na Figueira da Foz.

Em novembro, a escritora Inês Fonseca Santos e o ilustrador João Maio Pinto publicaram José Saramago: Homem-Rio, biografia do Prémio Nobel de Literatura que integra a coleção Grandes Vidas Portuguesas. A Saramaguiana recupera o texto lido por Inês Fonseca Santos aquando da apresentação do livro.

No arranque de mais um ano de Blimunda, os habituais desejos de Boas Leituras!"

Sem comentários:

Enviar um comentário