Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

II Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo (Casa das Campás - Pontevedra, 4 e 5 de dezembro de 2017)

Cartaz alusivo ao evento
"Saramago nos 300 anos do Convento: Comunicação, Arte e Política"

Aqui mais informações via,

"A segunda edição das Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo, organizadas anualmente pela I Cátedra Internacional José Saramago, realiza-se na Casa das Campás, em Pontevedra, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017. 

As atividades destinam-se a especialistas de várias áreas do conhecimento, aos alunos da Universidade de Vigo e ao público em geral. Os estudantes das áreas de Filologia Galega e Portuguesa, Belas-Artes, Ciências Sociais e Comunicação da Universidade de Vigo estão diretamente envolvidos nestas Jornadas: colaboram na organização, apresentam comunicações e participam nos debates. 

Há, portanto, nestas Jornadas, uma aspiração simultaneamente académica, interdisciplinar, didática e de divulgação do pensamento ético e da ação político-cultural de José Saramago. As II Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo dedicam uma atenção especial quer ao tricentenário do Convento de Mafra, quer aos trinta e cinco anos da primeira edição do romance de Saramago Memorial do Convento (1982), mas também aos 30 anos da edição de O Ano de 1993, ilustrada por Graça Morais. Abordam-se também temas relacionados com os videojogos, poesia política, feminismo, arte e cinema, com o propósito de demonstrar o alcance e a pluralidade da obra saramaguiana. 

Estas Jornadas cumprem com o principal objetivo da I Cátedra Internacional José Saramago (CJS) da Universidade de Vigo, que é o estudo e a difusão da obra e do pensamento do autor de Memorial do Convento, Prémio Nobel da Literatura em 1998. Ao mesmo tempo, estas Jornadas centram-se nos três principais eixos da ação universitária que guiam a I Cátedra Internacional José Saramago: ensino, investigação e atividades de extensão. 

As seguintes palavras de José Saramago, ditas em 1987, resumem bem o espírito e o intuito destas II Jornadas José Saramago da Universidade de Vigo, que visam contribuir para a divulgação da obra de Saramago junto do público galego (e não só): 

O ser humano não deve contentar-se com o papel do observador. 
Tem responsabilidade perante o mundo, tem de actuar, intervir

Burghard Baltrusch e Carlos Nogueira 
(Comité executivo da CJS-UVigo)"

Casa das Campás  
Salão em Pontevedra, Espanha
Endereço: Rúa Don Filiberto, 9, 36002 Pontevedra, Espanha
Telefone: +34 986 80 20 80
Província: Pontevedra


Sem comentários:

Enviar um comentário