No compêndio de entrevistas realizadas por José Carlos de Vasconcelos, tal como em outros bastantes exemplos, muitas questões são deixadas em aberto. O caminho e evolução da sociedade. O homem que influi na sociedade através das suas dúvidas e questões. As fantasias dos dogmas das religiões. E fundamentalmente, a pergunta que aqui deixo neste pequeno trecho da entrevista - Quem diabo somos nós?
Este gosto pela Astrofísica, em forma aqui de confidência, mais do que enquadrar-se nas constantes interrogações de José Saramago, é uma extensão de si próprio - procurar respostas para..., e mesmo que não sejam encontradas (as respostas), que o individuo possa através dos tempos procurá-las e acima de tudo sempre questionar.
Revista Visão
3 de Novembro de 2005
José Carlos de Vasconcelos
(...)
Mas há outras perguntas... Alias, revelaste-me que te interessas cada vez mais pela Astrofísica.
Há desde logo outra pergunta: onde é que estamos no Universo? Já é possível desenhá-lo, sobretudo desenhar a nossa galáxia, já se sabe mais ou menos onde se encontra o centro de mil milhões de estrelas que a compõem e onde está o nosso sistema solar, a 20 milhões de anos-luz do centro da galáxia. Tenho aqui este livro do David Christian, Mapas do Tempo, que é uma obra notável (como a História de um Átomo), começamos a ter ideias, mas mesmo que amanhã encontremos uma explicação definitiva para a formação do Universo, enquanto tivermos um cérebro as certezas serão sempre poucas. E a pergunta manter-se-á: quem diabo somos nós? (...)
Via Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=yqc9zX04DXs
Backed by stunning illustrations, David Christian narrates a complete history of the universe, from the Big Bang to the Internet, in a riveting 18 minutes. This is "Big History": an enlightening, wide-angle look at complexity, life and humanity, set against our slim share of the cosmic timeline.
http://www.ted.com/talks/david_christian_big_history
Sem comentários:
Enviar um comentário