Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 11 de novembro de 2014

José Saramago fotografado por Helena Gonçalves



Aqui o link:
em http://www.salgadeiras.com/Exhibition.aspx?InExhibitionId=64&InMenuOption=1&InArtistId=0#.VGIymTSsU8g

11.09.10
Helena Gonçalves
Fotografia
Espaço da Companhia de Teatro Útero, Ginjal

Helena Gonçalves apresenta nesta instalação fotográfica uma série de retratos de figuras da nossa cultura e que, no seu entender, recorrem à expressão artística como forma de tornar melhor o mundo em que vivemos. Fotografias de grande formato em exposição no Espaço Ginjal tirando partido das características físicas, emocionais e de memória deste lugar.
Ballet Gulbenkian (Adriana Queiroz, Benvindo Fonseca, Francisco Rousseau, Olga Roriz, Paula Fernandes, Sandra Rosado, Wilson Domingues), Diogo Dória, José Saramago e Rodrigo Leão retratados em situações de guerra e tensão, em ambientes frios, hostis e descaracterizados, com as suas “armas” sejam elas o corpo, os livros, os instrumentos musicais, testemunhando na primeira pessoa que, se cada um der o seu contributo, é possível o mundo ser mais consciente, mais justo, mais humano. Um apelo à nossa própria reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário