Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 1 de março de 2016

"Jangada de Pedra" - Mário Laginha Trio

"Jangada de Pedra" - Mário Laginha Trio

Via página da Fundação José Saramago, aqui
"Inéditos de Mário Laginha em homenagem a José Saramago e Fernando Pessoa
No dia 18 de Novembro de 2015, na companhia de Alexandre Frazão e Bernardo Moreira, o pianista Mário Laginha subiu ao palco do Pequeno Auditório do CCB para um concerto que tinha como título “A Biblioteca dos Músicos” e que integrava a programação dos Dias do Desassossego’15.
O repertório incluía duas canções inéditas compostas por Mário Laginha especialmente para aquele concerto, respondendo a um desafio lançado pela Casa Fernando Pessoa (CFP) e a Fundação José ‪#‎Saramago‬ (FJS).
O concerto daquela noite abriu com "Jangada de Pedra", tema composto em homenagem a José Saramago, apresentando-se mais tarde o tema "Desassossego", dedicado a Fernando Pessoa. Durante o espetáculo, o pianista leu também excertos de obras escolhidas por si estabelecendo um diálogo entre as canções que executava e o desassossego que os livros lhe provocam – mote do programa proposto pela FJS e a CFP.
Ainda com os ecos da edição de 2015, e quando já se trabalha na preparação da próxima edição dos Dias do Desassossego, que acontecerá entre 16 e 30 de Novembro, datas do nascimento de José Saramago e da morte de Fernando Pessoa, a Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago disponibilizam as duas composições compostas por Mário Laginha em homenagem aos dois grandes nomes da literatura mundial que foram tocadas em primeira mão no concerto “A Biblioteca dos Músicos”.
O nosso muito obrigado aos músicos, e em especial a Mário Laginha, pelo profissionalismo e afecto com que participaram neste projeto.
Ouvir o tema "Jangada de Pedra":
Ouvir o tema "Desassossego":
Captação e edição de imagem: Márcia Lessa
CCB – Pequeno Auditório, 18 de novembro de 2015
Concerto “A Biblioteca dos Músicos”, pelo Mário Laginha Trio, integrado na programação dos Dias do Desassossego’15
Organização da Casa Fernando Pessoa e da Fundação José Saramago"


https://www.youtube.com/watch?v=snkntZaES5s

Sinopse do vídeo
"Quando já se prepara a edição dos Dias do Desassossego'16, os ecos dos dias que vivemos em 2015 continuam a fazer-se ouvir. Do desafio lançado a Mário Laginha nasceram dois novos temas, um dedicado a Fernando Pessoa e outro a José Saramago, que depois de terem sido ouvidos em primeira mão a 18 de novembro no CCB ficam agora disponíveis.
"Jangada de Pedra. Para José Saramago", de Mário Laginha
Captação e edição de imagem - Márcia Lessa
Gravado ao vivo no Pequeno Auditório do CCB, 18 de novembro de 2015
Concerto "A Biblioteca dos Músicos", integrado no programa dos Dias do Desassossego 2015, organização da Fundação José Saramago e da Casa Fernando Pessoa"

Sem comentários:

Enviar um comentário