Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 1 de março de 2016

Poema de José Saramago lido por Carmen Dolores, in "Maio, trabalho, luta", Ed. Avante", 2010

Pode ser visualizado, aqui via YouTube

Poema de José Saramago lido por Carmen Dolores, in "Maio, trabalho, luta", Ed. Avante", 2010

"A propósito do 120.º aniversário do 1.º de Maio, a Editorial «Avante!» publica uma colectânea de 80 poemas de autores de 20 países. Esta obra é acompanhada de um DVD no qual cerca de 20 artistas portugueses dizem os poemas constantes do livro.

O volume é enriquecido com um Prefácio de José Casanova, no qual se evidencia a relação entre a poesia e a luta transformadora dos trabalhadores e dos povos, e se relatam os antecedentes históricos da celebração do 1.º de Maio, assim como os momentos marcantes dessa comemoração no nosso País."

Sem comentários:

Enviar um comentário