Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Fernando Alves na crónica "Sinais" - A "Escritaria" em Penafiel - Out2009 dedicada a José Saramago

A "Escritaria" na cidade de Penafiel, em 2009 dedicada a José Saramago

Fernando Alves, na sua crónica diária "Sinais" deixou-nos esta memória para o futuro.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1391490


http://www.escritaria.pt/

O "Escritaria" de Saramago
Apresentação [setembro 2009]
 
Depois do êxito da primeira edição, dedicado a Urbano Tavares Rodrigues, o "Escritaria em" volta a Penafiel e será dedicado a José Saramago.

Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Manuel Andrade, administrador das Edições Cão Menor, António Castanheira, fundador da Escritaria, e Urbano Tavares Rodrigues, escritor|tema da edição que terminou, foram unânimes na escolha do nome que deveria suceder ao de Urbano e foi o próprio escritor quem formalizou o convite, telefonicamente, para Lanzarote.

O formato, que remonta já ao Praxis ou como fazemos o que fazemos de 2006 e cujo sucesso é bem visível pela apropriação que se vai notando pelo país, será mantido com as adapatações justificadas pela especificidade do convidado. O centro da cidade será novamente receptáculo das intervenções que constituem a exposição sobre José Saramago, um colóquio internacional reunirá algumas das personalidades mais relevantes no conhecimento do escritor, um videograma documental tornará evidentes alguns traços da construção da identidade de José Saramago, duas obras de arte em torno da obra do convidado - desta vez da responsabilidade de dois ateliers de arquitectura - passarão a integrar o património cultural de Penafiel, o teatro marcará presença dentro e fora de portas e o cinema chegará pelas mãos de Fernando Meirelles, que trará pessoalmente o seu Ensaio sobre a Cegueira, e por A maior Flor do Mundo, de Juan Pablo Etcheverry. A música poderá ser uma novidade com obras de Azio Corghi sobre textos de José Saramago.

As atribuições mantêm-se: o promotor e anfitrião do Escritaria em é a Câmara Municipal de Penafiel, salientando-se a manutenção do empenhamento pessoal do presidente Alberto Santos; a organização do colóquio e dos espectáculos é das Edições Cão Menor, que também será a editora nacional do DVD; a concepção das intervenções plásticas no espaço da cidade é nossa, com a coordenação gráfica do designer e ilustrador Rui Martins e, finalmente, a produção do videograma é também mais uma vez da escritaria.


Sem comentários:

Enviar um comentário