Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Fliaraxá - Festival Literário de Araxá (Brasil) com enorme destaque para José Saramago


Todas as informações sobre o evento realizado, aqui

"Festival Literário de Araxá

Realizado pelo Ministério da Cultura e Circuito Cultural CBMM, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – chega à 6ª edição em 2017. Focado no tema: “Língua, Leitura e Utopia”, o Festival traz para o circuito mineiro de literatura vários autores de renome nacional e internacional, inclusive escritores da literatura lusófona, para discutir leitura, literatura e educação para crianças, jovens e adultos.

Para 2017, o Fliaraxá mantém o objetivo de contemplar uma programação que espelhe a vocação cultural e artística dos araxaenses, despertando em crianças e jovens o interesse pelos livros e o prazer pela leitura. O evento conta com oficinas, lançamento de livros, sessão de autógrafos, teatro, painéis, saraus, contação de histórias, música, exposição e a grande novidade: o “Diálogos em Espiral”, que pretende desconstruir o velho modelo de debates e mesas, onde o público interage com os autores com mais dinamismo.
O 6º Festival Literário de Araxá acontece de 15 a 19 de novembro de 2017."



"SARAMAGO O patrono desta edição será o português José Saramago (in memoriam), Prêmio Nobel de Literatura em 1998. “Teremos uma exposição do livro O lagarto, do Saramago, ilustrada pelo gravurista e cordelista pernambucano J. Borges. Ela faz parte da mostra Saramago Criança, projeto educativo que está sendo produzido pela comunidade estudantil de Araxá”, diz Borges, observando que “essa programação com escolas da cidade e voltada ao público infantojuvenil faz parte do Fliaraxá desde o começo e contribuiu bastante para a formação de leitores”."

Aqui nota de notícia, em