Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 12 de junho de 2018

"Textos inéditos de José Saramago apresentados em Santarém" via "O Mirante" (11/06/2018)

A notícia pode ser consultada e recuperada aqui
em http://omirante.pt/sociedade/2018-06-11-Textos-ineditos-de-Jose-Saramago-apresentados-em-Santarem

"Textos inéditos de José Saramago apresentados em Santarém"
"A iniciativa, que assinala os oito anos da morte do Prémio Nobel da Literatura, é promovida pelo Grupo “Mais Saramago”.
Textos inéditos de José Saramago vão ser apresentados no dia 18 de Junho, pelas 18h00, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém,.

A iniciativa, que assinala os oito anos da morte do Prémio Nobel da Literatura, é promovida pelo Grupo “Mais Saramago”, fundado em Santarém, no dia 1 de Dezembro de 2006, e responsável pela criação da estátua, em homenagem ao escritor, na freguesia da Azinhaga, sua terra natal.

A organização recorda que o autor esteve no Fórum Mário Viegas, no dia 30 de Novembro de 1991, para apresentar a sua obra intitulada “O Evangelho segundo Jesus Cristo”."