Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

"Dias do Desassossego'17 16-30 Nov. - Pessoa e Saramago nas ruas de Lisboa"

Cartaz de apresentação da edição 2017

Apresentação da edição dos Dias do Desassossego, via Fundação José Saramago aqui,

"Duas datas, duas casas, dois escritores: de 16 e 30 de Novembro, a Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago novamente juntam forças e programam em conjunto mais uma edição dos Dias do Desassossego.

O programa, que arranca na quinta-feira 16 de novembro, aniversário de José Saramago, com uma performance de André e. Teodósio/Teatro Praga, Rafael Esteves Martins e Ana Ribeiro comemorativa dos 35 anos do Memorial do Convento, encerra-se a 30 de novembro com um espetáculo inédito de Ana Deus e Luca Argel concebido especialmente para assinalar os 82 anos da morte do poeta e os 24 anos de existência da Casa Fernando Pessoa.

Pelo caminho, durante duas semanas, os Dias do Desassossego estarão pelas ruas, teatros, casas e muros da cidade de Lisboa. Leituras, conversas, música, oficinas, passeios literários e arte urbana unem as duas casas de escritores numa iniciativa que parte dos livros, da leitura e os seus efeitos, para promover encontros.

A programação completa destes Dias do Desassossego’17 pode ser consultada abaixo e também no site www.diasdodesassossego.org. "