Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

João Maurício “Violant” pinta mural sobre Saramago na "Escola EB 2/3 Martins Correia" Golegã

"Suspenso num mundo de sonho"


"João Maurício “Violant” pinta Saramago gigante em escola da Golegã

"O “artista de rua” João Maurício “Violant”, de Riachos, continua a deixar a sua marca pelas paredes e muros da região. Desta vez pintou um quadro gigante de Saramago “suspenso num mundo de sonho” numa parede do antigo pavilhão da Escola EB 2,3 Martins Correia, na Golegã, concelho de origem do Nobel da Literatura, que nasceu na Azinhaga.
A pintura foi proposta à Fundação Saramago, que a rejeitou. A Escola Martins Correia acabou por aceitar o desafio do pintor que pintou uma área de 10×20 metros. Segundo João Maurício, este quadro pretende mostrar que Saramago, apesar da sua origem conseguiu sustentar-se nos seus ideais para se tornar num grande escritor. Os pilares são ao mesmo tempo uma alusão ao nome da mulher do Nobel, Pilar del Rio, e também ao livro “A Viagem do Elefante”, sendo que, neste caso, os pilares são as patas dos elefantes. Violant diz-se surrealista e sustenta a sua arte graças ao apoio financeiro da sua mãe, a sua “mecenas”, como lhe chama. Está a frequentar o mestrado de Artes Plásticas e Multimédia em Santarém. Já pintou dezenas de “quadros” semelhantes por toda a região. Está a ultimar um trabalho em Santarém, na zona da Senhora da Guia."


Discurso de Pilar del Río


"Pilar del Río inaugura mural de João Maurício de homenagem a José Saramago"

"Pilar del Río, viúva de José Saramago e Presidente da Fundação com o nome do marido, inaugurou esta manhã, na Escola Mestre Martins Correia na Golegã, um mural de grandes dimensões de homenagem ao Nobel da literatura da autoria de João Maurício (Violant) na parede do Pavilhão Desportivo.
Pilar del Río manifestou-se impressionada com a dimensão do mural e deu os parabéns ao autor pela criatividade da obra e pela “forma como vestiu Saramago, com uma roupa que ele nunca usaria…”, gerando uma gargalhada na plateia.
Todas as forças vivas da Golegã, autarcas e responsáveis escolares enalteceram a iniciativa e os vários apoios reunidos para a concretização deste projecto que homenageia um filho do concelho da Golegã e mais concretamente da freguesia da Azinhaga.
A cerimónia contou ainda com a actuação do Coral Cantar Nosso e do Rancho Folclórico da Azinhaga e a leitura de poemas por alunos da escola."

Pilar del Río com o artista plástico João Maurício (Violant)