Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

“Euschistus (Mitripus) saramagoi”, uma nova espécie de insecto descoberta pelo investigador Filipe Michels Bianchi

Informação via página da Fundação José Saramago, aqui

"O investigador brasileiro Filipe Michels Bianchi, mestre e doutorando em Biologia Animal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, nomeou com o nome de José Saramago uma das mais recentes descobertas na identificação de percevejos. “Euschistus (Mitripus) saramagoi” passa, assim, a fazer parte dos compêndios de Zoologia pelas mãos da equipa de Bianchi, Alana Cioato e Jocelia Grazia.

A descoberta foi publicada como artigo científico na revista Zootaxa, no passado dia 27 de Novembro.

Fotografia — retirada do artigo científico “New species of Euschistus (Euschistus) from Jamaica, Euschistus (Mitripus) and Ladeaschistus from southern South America (Hemiptera: Heteroptera: Pentatomidae: Pentatominae)” da referida revista."

Aqui mais informação cientifica do investigador Filipe Michels Bianchi, aqui

Blimunda revista digital edição #44 - Janeiro de 2016



A edição pode ser descarregada e lida, aqui via página da Fundação José Saramago,

"Como alteram as novas tecnologias o acesso aos bens culturais e informativos? Esta pergunta preside a grande parte do conteúdo da edição # 44 da Blimunda.

O jornalismo atual passa por uma transformação, relacionada com a crise económica, mas também com o fim de um modelo que o obriga a reinventar-se. A revista deste mês debruça-se sobre esta questão e ouve alguns jornalistas no Brasil, em Espanha e em Portugal a fim de conhecer novos projetos e tentar apontar pistas para o futuro dos jornalistas e do jornalismo.

A integração das novas tecnologias, em especial dos media sociais, na educação formal ainda é um desafio para os educadores. A possibilidade de utilização de algumas novas ferramentas para promover a leitura é o assunto da secção Infantil e Juvenil da revista.

Em Lisboa, a Blimunda visitou a mostra dedicada a Ruy Duarte de Carvalho, escritor, cineasta e antropólogo nascido em Angola em 1941 (e falecido em 2010), e conversou com Marta Lança, investigadora em Estudos Artísticos e uma das responsáveis pela curadoria da exposição patente na Galeria Quadrum, em Lisboa.

Na secção dedicada ao cinema, o tema é o Rock, ou mais especificamente o “rockcumentário”, género que nos últimos anos tem ganho espaço no grande ecrã.

Na Saramaguiana, duas pesquisadoras da Universidade de Évora, Aline Ferreira e Helena Ferreira, propõem uma leitura de O Anjo, quadro de Paula Rego, como Blimunda, personagem de José Saramago do romance Memorial do Convento.

Como habitualmente, os restantes conteúdos da Blimunda têm como destino as secções permanentes da revista: Estante, Leitura do Mês, Rodapé e Dicionário.

A começar 2016, o desejo de sempre, boas leituras!"


Terceiro volume de Obras Completas de José Saramago na Companhia das Letras

"Terceiro volume de Obras Completas de José Saramago na Companhia das Letras

Acaba de ser lançado, com a chancela da editora brasileira Companhia das Letras, o terceiro volume de Obras Completas de José Saramago. 
Este volume inclui as obras “O Evangelho segundo Jesus Cristo“, “A Jangada de Pedra“, “História do Cerco de Lisboa“, “Todos os Nomes” e “Objeto Quase“.

Informação pode ser consultada, via página da Fundação José Saramago, aqui


"A capa é da autoria de Alceu Chiesorin Nunes, 
também responsável pelo projeto gráfico juntamente com Bruno Romão."

Filme documentário "José e Pilar" será apresentado no Festival Literário de Tóquio 2016


No dia 5 de Março no âmbito do Festival Literário de Tóquio 2016,
 será exibido José e Pilar com o apoio da Embaixada Portuguesa.


(Cartaz do evento)

Álbum BD de João Amaral "A Viagem do Elefante" editado na Turquia - O Salomão e seu cornaca seguem viagem...

Capa da obra de João Amaral, edição turca da editora Kirmizi Kedi, 
o álbum de BD baseado na obra de José Saramago - "A Viagem do Elefante"

Aqui a primeira edição estrangeira desta obra, e que esperamos possa ser publicada em todas as "paragens" deste planeta. 


Aqui as palavras do anuncio através do autor,

"É com imensa satisfação que deixo aqui duas imagens da minha adaptação para banda desenhada de A Viagem do Elefante, baseado na obra homónima de José Saramago, na sua edição em turco. A Turquia torna-se assim o primeiro país estrangeiro a editar uma obra minha, o que obviamente me deixa bastante feliz. Quanto às imagens fazem parte da promoção da editora turca, Kirmizi Kedi."

Fundação José Saramago - Visita

Pode ser visualizado via YouTube, aqui