Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cavaco Silva presta vassalagem à censura

Aqui reacção e testemunho de Pilar del Río, via Jornal de Negócios, 
em http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/pilar_del_rio_qualifica_condecoracao_de_cavaco_silva_a_sousa_lara_de_triste_fim.html

"Parece que tem uma mala cheia de condecorações que tem de entregar antes de se ir embora", ironizou Pilar del Río, em declarações ao Negócios, sobre a toada de homenagens que tem ocupado Cavaco Silva nestes dias que antecedem o fim do seu mandato presidencial.
Esta tarde, o Presidente entregou a Ordem do Infante D. Henrique a Sousa Lara, cujo mandato no último Executivo de Cavaco Silva ficou marcado pela polémica relacionada com o veto do então número dois da Cultura ao livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", da autoria de José Saramago, que em 1998 venceria o prémio Nobel da Literatura.
"Coitados, um e o outro", foi a frase escolhida pela jornalista espanhola para se referir à distinção hoje entregue em Belém por Cavaco Silva a Sousa Lara. Ainda assim, Pilar del Río diz-se "muito feliz que esteja a fechar-se este parêntesis da história de Portugal", referindo-se ao final do mandato de Cavaco que culmina no próximo dia 9 de Março.
Este final da era cavaquista é qualificado como um "triste fim", com Pilar del Río a acrescentar que "não é um fim pela porta pequena, mas por uma janela escondida". Mas mais do que uma crítica a Sousa Lara, a antiga companheira do consagrado escritor português considera que "o problema é de quem outorga".

Do site da Presidência da República, aqui

"Presidente (Cavaco Silva) agraciou personalidades da Academia e da Cultura e Casa do Artista
O Presidente da República condecorou, no Palácio de Belém, um grupo de personalidades da Academia e da Cultura, bem como a Casa do Artista.

Foram agraciadas as seguintes entidades, com os respetivos graus das Ordens Honoríficas:
(...)
- Prof. Doutor António Costa de Albuquerque de Sousa Lara, Professor Catedrático – Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (...)

O vídeo da polémica, via YouTube, aqui

"Quando o senhor sub-secretário de estado, Sousa Lara, era inevitável dizer o nome, me acusa a mim de ter divido os portugueses, esqueceu, esqueceu-se, ou talvez não tenha lido nunca o Evangelho segundo São Mateus, ou talvez tenha lido uma antologia dos evangelhos todos, conspurgada dos elementos perturbadores, e então talvez não tenha lido nunca que Jesus declarou que não vinha trazer a paz mas a espada."
José Saramago