Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O Teatro Molière (Salvador da Bahia - Brasil) apresentou "Em Busca da Ilha Desconhecida" inspirado em José Saramago (Outubro 2017)

Chegaram relatos da apresentação da peça de teatro "Em Busca da Ilha Desconhecida" baseada no conto de José Saramago.

Foi apresentada a peça no passado mês de Outubro e pode ser recuperada informação através do portal "bahia.ba", (05/10/2017) aqui
em http://bahia.ba/entretenimento/moliere-recebe-peca-em-busca-da-ilha-desconhecida-para-dia-das-criancas/

"Molière recebe ‘Em Busca da Ilha Desconhecida’ para dia das crianças
Inspirado em José Saramago, musical traz o laço cultural entre Nordeste e a Europa Ibérica"



"Hoje tem Teatro para crianças inspirado em conto de Saramago! 
Programa para toda a familia!!! #embuscadailhadesconhecida
#teatromolieresalvador #teatroparacriancas #culturadainfacia "

Foto: Ives Padilha

"O feriado do dia das crianças se aproxima e os pais em busca de um programa alternativo podem encontrar no Teatro Molière, da Aliança Francesa, um refúgio. O palco dará espaço à peça “Em Busca da Ilha Desconhecida”, texto de José Saramago (“Ensaio Sobre A Cegueira”) para o público infantil.

O espetáculo leva o público para embarcar em busca da “ilha desconhecida”, pedaço de terra além do alcance dos geógrafos de um reino remoto. Com o uso de canções originais, a encenação é um olhar para a cultura iberonordestina. O texto já foi montado no Teatro Vila Velha e no Sesc Senac Pelourinho."