Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Blimunda Revista Digital - Recordando a leitura da edição #4 de Setembro de 2012

Capa da edição #4 - Setembro de 2012

Agora que entrámos no mês de Setembro, e enquanto a edição #40 não nos chega às mãos, nada como neste entretanto, relembrar as edições passadas.
Aqui fica o link da página, referente a Setembro de 2012

"Beja, Londres, Istambul, Irkutsk, Lisboa

Quase a terminar o verão, o 4.º número da revista Blimunda propõe um exercício de memória em busca das viagens que nos constroem, sejam elas reais ou literárias. Da luz de Lisboa partimos até aos confins desta hoje triste Europa para nos reencontrarmos a bordo de um comboio na fria Sibéria ou num enclave de civilizações na tórrida Istambul, fronteira para realidades que nos são distantes mas tão próximas.

Até Beja viajamos ao som das Palavras Andarilhas, ponto de encontro de pessoas que fazem do ato de contar, de partilhar, um modo de vida. Na sua XII edição, as Palavras saíram à rua para chegar mais próximo de todos aqueles que de dois em dois anos fazem da cidade do Baixo Alentejo a capital. Em Londres, o IBBY – International Board on Books for Young People organizou o seu 33.º Congresso, espaço onde durante quatro dias se discutiram políticas de promoção da leitura e problemáticas em torno da literatura infantil e juvenil sob o sugestivo tema Cruzando fronteiras: traduções e migrações.

De regresso a Lisboa, uma visita ao Museu do Design e da Moda que até 23 de setembro acolhe a exposição Onde nascem as ideias. Cadernos de Equilibrista. Manuel Estrada, mostra do trabalho do artista espanhol, um dos mais importantes designers europeus. Depois de uma passagem por Helsínquia e a caminho de Miami, a cidade de Lisboa pôde assim contatar com a criatividade do autor das magníficas ilustrações da edição especial de A Viagem do Elefante, e de um número infindável de capas dos mais importantes autores.

A 24 de setembro, a Fundação José Saramago receberá Manuel Estrada para uma conversa que contará com a presença dos designers portugueses Jorge Silva e Rui Garrido. Fica desde já o convite."