Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Apoie a Fundação José Saramago através da consignação de 0,5% do IRS

"Apoie a Fundação José Saramago através da consignação de 0,5% do IRS"

Via página do Facebook da Fundação José Saramago, aqui
em https://www.facebook.com/fjsaramago/

"A Fundação José Saramago (FJS) é uma das entidades beneficiárias de consignação de imposto.
Assim, a partir deste ano já pode decidir apoiar a FJS através da consignação de 0,5% do seu IRS, bastando preencher o quadro 11 da sua declaração de rendimentos, com o Número de Identificação Fiscal 508 209 307."

Revista de Estudos Saramaguianos #5 (Janeiro 2017)


Sinopse de apresentação
"Este número da RES reúne trabalhos de leitores da obra de José Saramago do Brasil, Colômbia e Argentina. Integram este número, textos sobre a poesia do escritor português – “O ano de 1993” (María Victoria Ferrara, Fernângela Diniz Silva e José Leite Jr.), “Os poemas possíveis” (Rodrigo Conçole), sobre “A jangada de pedra” (Carlos Pazos-Justo), sobre a produção memorialística saramaguiana (Eula Pinheiro), sobre “Viagem a Portugal” (Daniel Cruz Fernandes), “História do cerco de Lisboa (Maria Carolina de Oliveira Barbosa), sobre “Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas” (Jorge Luís Verly Barbosa e resenha de Antonio Arenas Berrío). São dois volumes – um em língua portuguesa, outro em língua espanhola – disponíveis gratuitamente na web através do site http://www.estudossaramaguianos.com/"





















Pode ser consultado aqui em,
http://www.estudossaramaguianos.com/2017/02/5-apresentacao-os-seres-humanos-nao.html

"APRESENTAÇÃO"
"Os seres humanos não podem aceitar as coisas como elas são, porque isso leva-nos directamente ao suicídio. Temos que acreditar nalguma coisa e, sobretudo, temos de ter um sentimento de responsabilidade colectiva, segundo o qual cada um de nós será responsável por todos os outros.
José Saramago


Resistir. Esta é uma palavra de ordem para o anoitecer de uma comunidade cujas determinações pareceram nos levar a um lugar de luzes. Precisaremos, mesmo sabendo qual o lugar da noite, atravessar tudo de novo, e ao que parece sem olhos de reparar (o que é ainda mais grave), para ao menos aviltar uma possibilidade de plenilúnio. Erramos ao acreditar na perenidade do lugar da utopia. Mas erramos mais ainda torná-la desencanto. Porque esta é ânima. Passo. Estágio de. Trânsito. E o lugar das luzes, logo, continuidade. É o estar sempre alerta – para recuperar a metáfora de José Saramago quando imagina todo um povo atento aos desmandos do poder e que em demonstração de seu lugar na ordem social resgata toda sorte de luminárias para abrir a noite escura de fuga das autoridades políticas da cidade do voto branco no Ensaio sobre a lucidez – um dos romances-parábolas mais coerentes com a atual conjuntura porque atravessamos.

A responsabilidade do cidadão já agora tornado sujeito, qualquer-coisa numa comunidade líquida, retomando a expressão fundamental cunhada por Zigmunt Bauman para se referir a ordem social contemporânea, obriga não a reivindicação de uma coletividade, mas de interposições. Isto é, a condição de sermos a partir do reconhecimento pelo lugar do outro. A conjunção de uma rede de alteridades é a possibilidade de rompermos com o imperativo dos modelos unilateralistas e ultrapassados nesse tempo crepuscular. Antes disso, na conjuntura em que nos encontramos, são bolhas de respirar. Mas é preciso ampliá-las. A luta é contínua.

A constatação sobre a repetição do mesmo – sem esquecer que é também este um já-outro porque as condições são igualmente outras – não se trata de um elogio sobre. Nesta hora, funciona com mais um dos vários alertas (“Uivemos, disse o cão”); condição, portanto, contrária a outra que parece ter servido de força motriz para o levante dessa outra noite, nossa inabilidade, silêncio ou acomodação.

As condições sociais cujas bases são agora o consumo e a sobrevivência ante o medo terrível de ser tragado pela miséria imposta com o nome de crise pelo poder dominante resultaram nisso: uma cegueira que já nos impossibilita distinguir a linha das coisas, as formas do outro, colocar-se em maneira de atenção para o forjado na surdina contra a gente simples, os trabalhadores. Se deixaremos algum dia a posição de submissos à parafernália do consumo e à de bestificados com o brilho dos ecrãs – algumas das distrações que nos desviam o olhar para o nosso entorno, para a farsa dos discursos, para a condição do outro – não sabemos. E enquanto não sabemos, ficarmos parados pode ser uma fatalidade. A alternativa que nos sobra é resistir. E uma das maneiras é tornando as distrações lugares colonizados pela força de descontinuação do mal. Espaços como estes, como a Revista Blimunda, a Fundação José Saramago – para citarmos os lugares de ousar e manter vivas as ousadias do dizer – são bons exemplos disso. São resistências. Devemos ampliá-las.

Outro desses lugares de descontinuidade do lugar do poder desvairado é a literatura – matéria que nos alimenta e alimenta os outros espaços citados acima. A literatura é um dos oásis. Lugar de resistência. De maneira mais ampla, sim, é preciso nos desfazer da falácia imposta pelo poder de que a cultura é tão somente o ócio, o alegre passatempo – como se vende atualmente nos míseros espaços da mídia, por exemplo – e acreditar que por ela passam nossos destinos e problemas e nela está, como sempre foi sua condição, maneiras de se pensar e de respirar em tempo de fezes, renovando a expressão de um poema de Carlos Drummond de Andrade escrito num estágio semelhante ao de então. Dizemos “então” como quem diz “de sempre”, porque se a condição de estarmos lúcidos deve ser o alimento das nossas vontades, isto é, continuamente ativa, é porque nunca as tais forças de esmagamento da gente oprimida foram destituídas da comunidade humana. Essa foi outra condição tornada pelo brilho fosforescente do poder unilateral. Para nos fazer cômodos. Urge desassossegar! 

Por isso, quando nos propomos falar sobre literatura é, em tempos de opróbrio, também como maneira de resistência. Não é qualquer literatura sobre a qual falamos; é a literatura do “não”, imperativo da revisão assinalado de forma diversa por um escritor na sua obra, no discurso e na postura como intimação contra a inércia dos sujeitos e as verdades únicas. Que ainda nos reste essa possibilidade de um fio de lucidez a perpassar a noite. Se não nos salvamos pela literatura, que ao menos possamos encontrar nela uma possibilidade de confronto contra a mesmice do imposto. Talvez esteja nesse lugar outra maneira de habitar a existência antes da possível total aridez.

Equipe editorial


SUMÁRIO

A jangada de pedra, de José Saramago: repertório e sistema interliterário ibérico
CARLOS PAZOS-JUSTO

O ano de 1993. A poesia distópica de José Saramago
MARÍA VICTORIA FERRARA

Memória: o passado é presença presente (Cadernos de Lanzarote, As pequenas memórias, O caderno e O caderno 2)
EULA PINHEIRO

A construção de Viagem de Portugal
DANIEL CRUZ FERNANDES

No reparo da história, o nascimento da ficção: a propósito da História do cerco de Lisboa, de José Saramago
MARIA CAROLINA DE OLIVEIRA BARBOSA

Uma leitura saramaguiana do Salmo 136
RODRIGO CONÇOLE LAGE

Um romance inacabado, uma ideia que segue: uma leitura adorniana de Alabardas, alabardas,espingardas, espingardas
JORGE LUÍS VERLY BARBOSA

A presença do Surrealismo na obra O ano de 1993, de José Saramago
FERNÂNGELA DINIZ DA SILVA
JOSÉ LEITE JR.

RESENHAS

Alabardas, o romance inacabado de José Saramago
ANTONIO ARENAS BERRÍO"