Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sábado, 13 de dezembro de 2014

"Don't lose Yourself" de Laura Veirs, música inspirada na obra "Ensaio sobre a Cegueira"

Laura Veirs
Álbum -  "Saltbreakers"
Música - "Don't Lose Yourself"

(Laura Veirs)


(... ) "As questões sociais também fazem parte do repertório de Laura Veirs, que interpretou um tema sobre «todas as guerras», mas que no palco do Alquimista dedicou às circunstâncias do último conflito no Iraque. As problemáticas da civilização humana têm eco nos livros de José Saramago. Fã confessa da literatura do escritor, em especial da obra "Ensaio sobre a Cegueira", a songwriter afirmou que pretende escrever uma canção com passagens do livro, como aquela que citou de uma tradução em inglês: "Don't Lose Yourself". (...)

Don't Lose Yourself - Letra Original
I felt my vocal chords weakening
I felt my concave thoughts
I felt my voluntary blindness
For staring straight into the sun
The romantic air of your eye patch
Called me across the room
I clung there and danced with you silent
Admired your divine tattoos

We slept in the shadow of a cedar tree
We made love on the rising tide
We smelled the perfume of the waxing moon
We dreamt of all the friendships kind
We touched the blood of the black cat
We pet the mammoth dog of tears
In the flickering light we were laughing
Necessity conquers fear

Don't lose yourself
Don't let yourself be lost
Don't lose yourself
Don't let yourself be lost

Dreaming we were stones in black stillness
Dreaming of the death of the sun
Waking to a world of white blindness
Painted eyes of the holy ones
The death of the word was upon us
And the discipline of the wind
We see less and less all the time, dear
Just look at this mess we are in

Don't lose yourself
Don't let yourself be lost
Don't lose yourself
Don't let yourself be lost

Staring at the entrance to the mine
I prayed for your wounds to close
Tiger ointment and a cosmic collision
And the crucifixion of the rose

Don't lose yourself, don't lose yourself
Don't lose yourself, don't lose yourself
Don't lose yourself, don't lose yourself
Don't lose yourself, don't lose yourself

Don't lose yourself
Don't let yourself be lost
Don't lose yourself
Don't let yourself be lost

Don't lose yourself
Don't let yourself be lost
Don't lose yourself
Don't let yourself be lost

Don't Lose Yourself (Tradução)
Eu senti minhas cordas vocais enfraquecendo
Eu senti meus pensamentos côncavos
Eu senti minha cegueira voluntária
Por olhar diretamente para o sol
O ar romântico do seu olhar
Me chamou pela sala
Eu fui até você e dançamos em silêncio
Admirei suas tatuagens divinas

Nós dormimos na sombra de um cedro
Fizemos amor com a subida da maré
Sentimos o perfume da lua de cera
Sonhamos com todos os tipos de amizade
Tocamos no sangue do gato preto
Nós acariciamos o cão mamute com lágrimas
Na luz tremulante nós estávamos rindo
A necessidade vence o medo

Não se perca
Não deixe que você seja perdido
Não se perca
Não deixe que você seja perdido

Sonhando nós somos pedras em um silêncio negro
Sonhando com a morte do sol
Acordando para um mundo de cegueira branca
Olhos pintados daqueles que são sagrados
A morte do mundo estava sob nós
E a disciplina do vento
Nós vemos menos e menos todo o tempo, querido
Apenas olhe para essa bagunça em que estamos

Não se perca
Não deixe que você seja perdido
Não se perca
Não deixe que você seja perdido

Parados na entrada da mina
Eu rezei para as suas feridas fecharem
Pomada de tigre e uma colisão cósmica
E a crucificação da rosa

Não se perca, não se perca
Não se perca, não se perca
Não se perca, não se perca
Não se perca, não se perca

Não se perca
Não deixe que você seja perdido
Não se perca
Não deixe que você seja perdido

Não se perca
Não deixe que você seja perdido
Não se perca
Não deixe que você seja perdido

Sem comentários:

Enviar um comentário