Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

María Pagés na reflexão de José Saramago


"Utopía" de María Pagés

"It is known that María Pagés lives in the genius of dance, and as such we proclaim it. But there is more to this woman; she dances and by doing that, she moves everything that surrounds her. 

Nor the sky nor the earth is the same after María Pagés has danced."

(José Saramago)

Sem comentários:

Enviar um comentário