Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

“Euschistus (Mitripus) saramagoi”, uma nova espécie de insecto descoberta pelo investigador Filipe Michels Bianchi (Actualizado)

Com a elaboração do post original sobre a descoberta de novas espécies de percevejos, tomei a liberdade de contactar Filipe Michels Bianchi, investigador cientifico que atribuiu o nome de Saramago ao recém conhecido espécime. 
Contactado pelo Facebook, questionei-o sobre o que motivou a atribuir o nome de José Saramago ao distinto percevejo e que conhecimento tem da obra.
Recebida a resposta do investigador Filipe Bianchi e que publicamente aqui agradeço a disponibilidade, bem como os parabéns a toda a sua equipa, apresento as palavras que recebemos às questões colocadas.
Assim e com votos de longa vida ao percevejo “Euschistus (Mitripus) saramagoi”, aqui fica

"É muito importante trazer a ciência para mais perto das pessoas. Penso que ciência deveria ser mais popularizada. Ainda existe uma grande distância entre a academia e a população.
Sobre a homenagem a Saramago, posso dizer o seguinte: a escolha do epíteto especifico é de total escolha do cientísta que a descreve, tendo apenas que ter concordância com o Latim. A escolha por homenagear o José remete a grande admiração que tenho aos seus pensamentos. A sensibilidade, ainda otimísta, no seu jeito de ver o mundo. Se o mundo se constroi aos poucos, quem sabe alguém, algum dia se motivará a ler um livro de Saramado ao capturar esta espécie. José me faz muito bem, me pensar sobre a humanidade, relaçoes inter e intrapessoais, faz-me rir... 
José me faz bem.

Sobre o meu conhecimento sobre a obra, por sorte ainda tenho muito de Saramago para ler. Por sorte José escreveu relativamente bastantes livros com temáticas e cenários diferentes. Li cerca de dez dos seus livros e não tenho pressa em ler os próximos. Como alimento, procuro ler José quando sinto fome."
Filipe Michels Bianchi (26/01/2016)

___________________****___________________
****

(Post original de dia 20/01/2016)
Informação via página da Fundação José Saramago, aqui
em http://www.josesaramago.org/euschistus-mitripus-saramagoi-uma-nova-especie-de-percevejos/



"O investigador brasileiro Filipe Michels Bianchi, mestre e doutorando em Biologia Animal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, nomeou com o nome de José Saramago uma das mais recentes descobertas na identificação de percevejos. “Euschistus (Mitripus) saramagoi” passa, assim, a fazer parte dos compêndios de Zoologia pelas mãos da equipa de Bianchi, Alana Cioato e Jocelia Grazia.

A descoberta foi publicada como artigo científico na revista Zootaxa, no passado dia 27 de Novembro.

Fotografia — retirada do artigo científico “New species of Euschistus (Euschistus) from Jamaica, Euschistus (Mitripus) and Ladeaschistus from southern South America (Hemiptera: Heteroptera: Pentatomidae: Pentatominae)” da referida revista."

Aqui mais informação cientifica do investigador Filipe Michels Bianchi, aqui
em https://www.researchgate.net/profile/Filipe_Bianchi

Sem comentários:

Enviar um comentário