Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quarta-feira, 23 de março de 2016

Revista Blimunda - edição #46 - Março 2016

Capa da edição #46 - Março de 2016

Pode ser descarregada e consultada, aqui

Sinopse da edição via Fundação José Saramago
"«Todos faremos jornais um dia»
A Noite 

A Blimunda de março abre com um editorial dedicado à realidade do jornalismo num momento de grande exigência para as sociedades democráticas na Europa e no Mundo.

Nas restantes páginas da revista, uma conversa com Ivo M. Ferreira, realizador do filme Cartas da Guerra, sobre os desafios de retratar a realidade da guerra colonial portuguesa.

Prosseguindo a publicação de galerias fotográficas com os participantes da edição de 2015 dos Dias do Desassossego, os atores Carla Bolito e Marcelo Urgeghe, que com Miguel Loureiro e Paulo Pinto realizaram as leituras de «Alma Inquieta», são os convidados desta edição de março, trazendo consigo os livros que os desassossegam.

Na secção infantil e juvenil, uma entrevista com a ilustradora Elena Odriozola, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração de Espanha em 2015, que no passado mês de fevereiro orientou com Alejandro García Schnetzer um atelier de ilustração e edição na Fundação José Saramago, e uma nova rubrica de nome «Visita Guiada», que durante os próximos meses levará os leitores da Blimunda a conhecer os espaços físicos de diferentes editoras infantis e juvenis portuguesas. A abrir, a Pato Lógico, que este ano está nomeada para o Prémio BOP, de melhor editora europeia na Feira do Livro Infantil de Bolonha.

Por fim, na secção Saramaguiana publica-se um artigo de Miguel Koleff sobre a peça de teatro A Noite, de José Saramago, e o texto da peça de teatro Levantei-me do chão, de Carlos Marques e do coletivo Algures, que depois de percorrer os espaços do romance Lavantado do Chão no concelho de Montemor-o-Novo chegará no final do mês a Lisboa, primeiro ao Auditório da FJS e depois ao Teatro Meridional.

Como sempre, as restantes secções da revista trazem-nos um olhar sobre a atualidade da cultura pelo mundo.

Boas leituras, até abril!"

Sem comentários:

Enviar um comentário