Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Moeda em homenagem a José Saramago apresentada na Casa dos Bicos (22/05/2013)

A informação pode ser recuperada, através do portal da INCM, aqui


"No dia 22 de maio, durante uma cerimónia que decorreu na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, foi apresentada oficialmente a moeda de coleção comemorativa que presta homenagem ao autor português e que integra a Série Europa, este ano dedicada aos escritores europeus.

O evento contou com a presença do criador da moeda, o escultor Vítor Santos, responsável, entre outros trabalhos, pela face nacional das moedas de euro, tendo a apresentação ficado a cargo de António Osório, presidente do conselho de administração da INCM, e de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago.

«Hoje comemora-se o dia do autor português e que melhor forma de homenagear o autor português do que com a cunhagem de uma moeda dedicada à sua obra», sublinhou António Osório, que assim dava início à apresentação da moeda, perante uma plateia repleta de admiradores do escritor.

O presidente do conselho de administração da INCM prosseguiu a sua intervenção dizendo que «este ano, juntamente com outros países europeus, decidiu-se emitir uma moeda comemorativa, cujo tema escolhido são os escritores europeus. Aqui em Portugal foi decidido que seria cunhada uma em homenagem a Saramago. A escolha foi óbvia.» Em seguida, após ter sido exibido um vídeo que dava a conhecer todo o processo de produção da moeda, foi a vez de Pilar del Río proferir algumas palavras, começando por questionar se Saramago, em consonância com os ideais que defendia, estaria de acordo com a emissão de «dinheiro» com a sua face encastrada, no entanto a antiga companheira do escritor acabou por citar São Francisco de Assis: «Não há que ser pobre com os pobres, há que evitar a pobreza.»"


"O evento encerrou com uma recitação de vários textos da autoria de José Saramago pela voz de Filomena Oliveira, do grupo de teatro Éter, escutados com muita atenção por todos os presentes, que assim tiveram oportunidade de confirmar o génio, o talento e a capacidade visionária do autor de obras intemporais como A Jangada de Pedra ou o Memorial do Convento. 

Moedas que celebram grandes nomes da literatura europeia

A moeda criada por Vitor Santos em homenagem ao escritor português exibe no seu anverso uma representação estilizada do rosto de Saramago, com os títulos de alguns dos seus livros a compor os seus cabelos, surgindo no reverso uma alusão ao Prémio Nobel da Literatura, galardão conferido a Saramago pela Academia sueca em 1998. 

Integrada na Série Europa, esta moeda de coleção comemorativa tem o valor facial de € 2,50 e conta com uma emissão limitada a 2500 exemplares em ouro 999/1000 e 2500 exemplares em prata 925/1000, com acabamento proof, e 100 000 exemplares em cuproníquel com acabamento normal.

As moedas que integram a Série Europa são emissões oficiais em euros de vários países europeus, realizadas em conformidade com as normas do Banco Central Europeu e subordinadas a uma temática anual comum, embora cada uma delas seja específica do Estado que a emite e só aí tenha curso legal.

A emissão destas moedas de coleção comemorativas pretende colocar em evidência o património e a diversidade cultural que compõem a identidade europeia, um projeto que conta com a participação da INCM desde o seu lançamento em 2004.

Este ano, além do Nobel português, encontram‑se também representados nas moedas que fazem parte da Série Europa outros grandes nomes da literatura europeia, tais como o francês Gustave Flaubert, o espanhol Miguel de Cervantes, o austríaco Stefan Zweig ou o irlandês James Joyce." 

Sem comentários:

Enviar um comentário