Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Revista Blimunda #54 - Novembro 2016 já disponível para leitura

Imagem da capa da edição #54 - Novembro 2016

A revista Blimunda pode ser consultada e descarregada aqui gratuitamente, via página 

Editorial

Sinopse de apresentação

"Em Novembro de 1986, num momento em que o destino de Portugal parecia atrelado ao da Europa, chegava às livrarias A Jangada de Pedra, romance de José Saramago que trazia consigo a provocadora proposta de aproximação da Península Ibérica à América Latina e a África. Passados 30 anos da publicação do livro, a pergunta que fazemos é: para onde viaja essa jangada? Portugal e Espanha deveriam apostar num futuro conjunto que fosse mais voltado para o Sul do que para o Norte?

Este número 54 da revista Blimunda traz um dossier sobre A Jangada de Pedra, numa tentativa de perceber, à distância de três décadas, a relevância literária e politica desse romance.

O ilustrador Anton Kannemeyer nasceu numa África do Sul onde o Apartheid era a política vigente, e essa realidade está espelhada no seu trabalho. A Blimunda conversou com o artista, que passou por Lisboa para participar no festival Amadora BD. Também em destaque, os 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal celebrados num encontro acolhido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Na secções habituais, Andréa Zamorano aborda a questão do engajamento político no mundo virtual, a par de mais uma Visita Guiada, desta vez à editora Planeta Tangerina.

Boas leituras e até dezembro!"

Sem comentários:

Enviar um comentário