Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

José Saramago pelo artista Telmo Guerra (Suiça)

Mais uma descoberta,
Uma excepcional descoberta. 
A criação, a arte cerâmica e o seu criador.
Trabalhar a pedra,
E tão bem o deixou explicado na sua obra "Da estátua à pedra" (1999)
“O que é a estátua? A estátua é a superfície da pedra, o resultado de retirar pedra da pedra. Descrever a estátua, o rosto, o gesto, as roupagens, a figura, é descrever o exterior da pedra, e essa descrição, metaforicamente, é o que encontramos nos romances a que me referi até agora. Quando terminei O Evangelho ainda não sabia que até então tinha andado a descrever estátuas. Tive de entender o novo mundo que se me apresentava ao abandonar a superfície da pedra e passar para o seu interior, e isso aconteceu com Ensaio sobre a Cegueira. Percebi, então, que alguma coisa tinha terminado na minha vida de escritor e que algo diferente estava a começar.”
(Via Fundação José Saramago https://www.josesaramago.org/da-estatua-pedra-1999/

"José SARAMAGO
Se podes olhar, vê. 
Se podes ver, repara."

Ceramic / Céramique /Cerâmica


Contactos
Telmo GUERRA
Contact: telmoguerraarte@gmail.com 
+41 76 690 22 85




Sem comentários:

Enviar um comentário