Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 1 de março de 2018

"Alunos brasileiros criam jornal a partir de “As Intermitências da Morte”" Colégio Pró-Uni em Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro - Brasil 23/05/2017)

O trabalho pode ser recuperado e consultado através da página da Fundação José Saramago, aqui em
https://www.josesaramago.org/alunos-brasileiros-criam-jornal-partir-as-intermitencias-da-morte/

"Alunos brasileiros criam jornal a partir de “As Intermitências da Morte” (23/05/2017)

"Um grupo de alunos do colégio Pró-Uni, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, criou um jornal a partir da leitura de «As Intermitências da Morte», de José Saramago. A atividade foi desenvolvida pelo professor Wendel Vasconcelos, da disciplina de redação e argumentação, e envolveu 12 alunos da Turma 101, do primeiro ano do ensino médio.

“O trabalho consiste em relatar o universo fictício da obra com verosimilhança, fazendo parecer com um verdadeiro jornal impresso. Todos os elementos apresentados no trabalho são baseados no livro e são de cunho exclusivamente escolar, sem intenções ou compromissos com a verdade”, explica Maria Clara Menezes, editora-geral do jornal criado pelos alunos.

O periódico editado pelos adolescentes brasileiros tem o nome de “Folha Lusa”, está dividido em secções como Opinião, Entrevistas, Segurança, Social, Entretenimento e Cartas, e pode ser descarregado aqui."









Sem comentários:

Enviar um comentário