Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 6 de março de 2018

HOJE!!!! INAUGURAÇÃO DA Exposição "Saramago os pontos e a vista" no "Farol Santander" São Paulo / Brasil


Mais informações aqui,

"OS PONTOS E A VISTA
Por José Saramago
De 06.03 a 03.06 de 2018 
Terça a Sábado das 9h00 às 19h00

Domingo das 9h00 às 17h00

19º e 20º andar
A proposta para a exposição SARAMAGO - Os Pontos e a Vista, se baseia no uso inédito de um rico acervo de materiais audiovisuais, criando uma vivência singular do ponto de vista de José Saramago em primeira pessoa.

A exposição pretende olhar para as diferentes dimensões de José, ampliando a compreensão que o público brasileiro tem sobre o autor português, um dos maiores legados da literatura contemporânea.

Saramago é popularmente conhecido pelas opiniões polêmicas, mas ao nos aproximarmos de seu universo podemos entender que suas opiniões vêm de uma reflexão profunda sobre as condições humanas e as relações de poder. É a força que carrega como cidadão, que permeia sua criação literária com um interesse genuíno pelo mundo e pelo ser humano.

Antes de se tornar escritor, José exerceu diversas atividades que o permitiram experimentar a vida a partir de diferentes pontos de vista. Esse acúmulo de perspectivas ajudou a formar seu modo único de enxergar o mundo.

A exposição é composta e estruturada por 15 vídeos, e sua expografia se desenvolve de forma modular, com uma pequena ambiência para cada vídeo.

Cada módulo é composto de um objeto cênico, uma vídeo-projeção e um pequeno texto explicativo, que vão costurando um panorama das diferentes dimensões do autor."

Sem comentários:

Enviar um comentário