Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

domingo, 16 de novembro de 2014

Dia(s) do desassossego em Saramago e Pessoa

Da apresentação da Revista de Estudos Saramaguianos - "Saramaguiana" (Fundação José Saramago, 15/11/2014 - 16 horas) - gerou-se um ambiente muito harmonioso e cúmplice, através (e em redor) da obra e pensamento de José Saramago. 

Ficou no ar, e em sumo transcrito do evento duas interrogações, com o mesmo espírito, mas abordando uma noção de pluralidade diferente.

- "Que farei com este escritor?"
- "Que faremos nós com este escritor? "

O "EU" leitor, como fio condutor de ligação e de continuidade da obra, em co-relação de forças e união, com o "NÓS", leitores e ao mesmo tempo, quiçá, estudiosos e elementos fundamentais para dar maior profundidade à "pedra" depois da "estátua" originalmente trabalhada.

Pedro Fernandes e Carlos Reis, abordam e vincam a ideia da continuidade e vivência da obra, após morte do seu autor. Se em vida Saramago, foi o "alimentador" real deste universo, cabe agora ao leitor manter viva a palavra e o pensamento.



6 actores do Grupo Éter realizam leituras diversas, de Saramago e Pessoa
Circularam pelas 4 linhas do Metro de Lisboa e pelos ascensores do Lavra e da Glória 


Pontos de Troca de Livros
Fundação José Saramago - Casa Fernando Pessoa - CCB - Instituto Camões - Plano Nacional de Leitura




A lendária Oliveira no largo em frente à Fundação

Apresentação da Revista "Saramaguiana"
Painel composto por Ricardo Viel, e intervenções de Pedro Fernandes e Carlos Reis


Pilar del Río, inestimável anfitriã que nos deu a honra de nos receber no evento e brindar com um sorriso que enche a alma...

Sem comentários:

Enviar um comentário