Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sábado, 27 de dezembro de 2014

A Visita... alguns momentos...

"Não subiu às estrelas se à terra pertencia.
E aos leitores."
"Está escrito que onde haja um sol terá que haver uma lua,
e que só a presença conjunta e harmoniosa de um
e do outro tornará habitável, pelo amor, a terra."


"Olharei a tua sombra se 
não quiseres que te olhe a ti."

"Eu não invento nada. Limito-me a pôr à vista.
Levanto as pedras e mostro o que está por baixo.
Nós somos o outro do outro."
"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome
essa coisa é o que somos."
"Com a mesma veemência e a mesma força com que 
reivindicamos os nossos direitos,
reivindiquemos o dever dos nossos deveres."
"Além da conversa das mulheres,
são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita."
"Teve bons mestres nas longas horas nocturnas
que passou em bibliotecas públicas, lendo ao acaso,
com o mesmo assombro criador do navegante
que vai inventando cada lugar que descobre."
"90 anos: Quem podia lá faltar,
neste dia levantado e principal."
 Uma tarde passada
em visita à
Fundação José Saramago
 26 de Dezembro de 2014
 Detalhe das escadas que nos transportam,
auxiliados pelas palavras
subimos e conhecemos...


Fotografias tiradas em 9 de Julho de 2011
A Oliveira, o banco e as palavras...

Sem comentários:

Enviar um comentário