Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

domingo, 19 de julho de 2015

Uma análise da fase Estátua da obra de José Saramago, segundo o estudo da académica Eula Pinheiro

(A estátua e a pedra, imagem cénica da obra de Eula Pinheiro)

"José Saramago: Tudo, Provavelmente são Ficções; mas a Literatura é Vida"
Musa Editora, 2012

(...) é como se eu me tivesse dedicado a descrever uma estátua? O que é uma estátua? a estátua é a superfície da pedra, a estátua é só a superfície da pedra, é o resultado daquilo que foi retirado da pedra, a estátua é o que ficou depois do trabalho que retirou pedra à pedra, toda a escultura é isso, é a superfície da pedra e é o resultado dum trabalho que retirou pedra da pedra. (...)
Em "A Estátua e a Pedra" de José Saramago, aqui mencionado na obra de Eula Pinheiro

Segundo a autora, esta obra é uma análise à fase da estátua, literáriamente aqui compreendida no tempo entre a publicação do Manual de Pintura e Caligrafia, ponto de partida, e a "História do Cerco de Lisboa", onde "toda a verdade é ficção".

Prefácio da Presidenta Pilar del Río, onde descreve que "Eula Carvalho Pinheiro, que escreveu um livro indispensável para os que amam a obra de Saramago, ou seja, ao autor que construiu a realidade à base de ficções que nos fortalecem e dignificam." 

"José Saramago: Tudo, Provavelmente são Ficções; mas a Literatura é Vida", é um titulo de força e de vida, denso e concreto, que abarca muita informação para nos auxiliar na leitura e interpretação de um homem, activista e humanista.
Estruturado em 3 partes principais, somos brindados com imagens e detalhes habitualmente não inseridos nestas obras de estudo, e que neste caso introduzem o conceito de "Vida" do autor e das pessoas. É a imagem de um pedaço do manuscrito que deu origem ao "Memorial do Convento", o desenho da mão de José Saramago, feita pelo próprio e que foi objecto de leilão, fotos, locais, roteiros e momentos.



4º Aniversário da Fundação José Saramago - Leitura por Eula Pinheiro
No dia da comemoração do 4º aniversário da Fundação José Saramago,
 com uma leitura pública do livro "Palavras para José Saramago",
 que recolhe os textos publicados por todo o mundo
 nos dias que se seguiram à morte de José Saramago.

  


Sem comentários:

Enviar um comentário