Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

domingo, 16 de agosto de 2015

Paulo Markun entrevista José Saramago em 13/10/2003 - programa "Roda Viva"


Entrevista de Paulo Markun - Narração Valéria Grillo
Restante Painel: 
- Sylvia Colombo da Folha de São Paulo
- Ricardo Soares da TV Cultura 
- Aurora Bernardini da USP Literatura Comparada
- Rinaldo Gama do Instituto Moreira Salles
- Leyla Perrone-Moisés, critica literária
- Haroldo Cerevolo Sereza do Estado de São Paulo
(...)

Pode ser visualizado aqui, via YouTube
em https://www.youtube.com/watch?v=QCACUZly3DM

Sinopse da apresentação do programa
"O programa Roda-Viva, do canal Cultura, entrevista José Saramago - Escritor Português. Com mais de duas dúzias de livros já traduzidos para sete idiomas, o escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998, reúne em sua obra o pensamento social e humanista que o caracteriza como reconhecido romancista da língua portuguesa e como pensador crítico da globalização, da lógica do mercado e do individualismo que marcam o homem no mundo contemporâneo. José Saramago faleceu dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos."

Sem comentários:

Enviar um comentário