Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sábado, 16 de abril de 2016

Espectáculo "Quem quer ser Saramago?" na Biblioteca de Loulé (dia 22/04 - assinalar o dia do livro)

A presente informação pode ser recuperada e consultada, via "Sul Informação" aqui 

"A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, vai associar-se às comemorações do Dia Mundial do Livro – 23 de abril – com três espetáculos, inspirados em Fernando Pessoa e José Saramago, destinados principalmente ao público infanto-juvenil."

Imagem de cena protagonizado pela Andante Associação Artística

Página do Facebook da companhia "Andante Associação Artística, aqui em https://www.facebook.com/andante.associacao.artistica/?fref=ts

Página do Facebook da companhia "Andante Associação Artística, aqui 

"Na sexta-feira, dia 22, das 10h30 às 11h30, e no sábado, dia 23, às 10h30, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen recebe o espetáculo “Afinal o Caracol”, protagonizado por Cristina Paiva. No dia 22, a sessão destina-se às crianças dos 3 aos 5 anos dos jardins-de-infância, enquanto que no sábado o espetáculo tem como público-alvo crianças dos 6 meses aos 3 anos.

Neste espetáculo, «uma atriz e um livro contam a história de um caracol, das cócegas que ele fazia, de como virava e girava, e de como acabou por não cair».

A partir de alguns poemas de Fernando Pessoa, «um espetáculo que de uma forma simples, evidencia e partilha o prazer da leitura com as crianças», explica a Câmara de Loulé.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 25 minutos, sendo que as inscrições devem ser feitas através do email biblioteca@cm-loule.pt.

Já no dia 22 de abril, às 21h30 é apresentado “Quem quer ser Saramago?”, com Rui Paulo, Cristina Paiva e Fernando Ladeira. Esta é, segundo a Câmara de Loulé, «uma viagem contra a crueldade, a humilhação e a mentira, guiada pela “Voz” e pela obra do único Nobel da língua portuguesa, com destino a um mundo mais digno, justo e verdadeiro. Esta peça tem a duração de 60 minutos.

Os espetáculos são promovidos pela Andante Associação Artística"

Sem comentários:

Enviar um comentário