Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Edição #66 da revista "Blimunda" em formato digital para descarregar gratuitamente

A edição pode ser consultada e descarregada gratuitamente aqui
em https://www.josesaramago.org/blimunda-66-novembro-2017/

"Com o objetivo de tornar a leitura mais agradável, o formato da Blimunda foi alterado. O leitor perceberá as mudanças já neste número #66 da revista, que tem como um dos destaques a conversa de Sara Figueiredo Costa com Sandro William Junqueira a propósito de Quando as Girafas Baixam o Pescoço, o seu mais recente romance. Andreia Brites conversou com a ilustradora espanhola Ana Pez, autora de O meu irmão invisível. Na secção Saramaguiana recupera-se um texto escrito pelo crítico literário César António Molina em 1985, ano de publicação da edição espanhola de O Ano da Morte de Ricardo Reis.
Numa tradução de Carla Fernandes, a revista dá a conhecer aos leitores a voz do escritor britânico Peter Kalu num dos capítulos de Little Jack Horner. No seu espaço habitual, Andréa Zamorano reflete sobre o sal da escrita. E, assinalando a edição dos Dias do Desassossego’17 – programa que a Fundação José Saramago organiza em conjunto com a Casa Fernando Pessoa – a Blimunda inclui uma galeria de imagens para recordar como o mês de novembro em Lisboa foi repleto de livros, leituras e extraordinários encontros. Boas leituras!"

"A capa da Revista Blimunda deste mês de novembro, 
que estará disponível hoje, assinalando o 
último dos Dias do Desassossego'17. 
Neste número, para além dos conteúdos a merecer leitura, 
uma mudança no formato da revista, com assinatura, 
como sempre, de Jorge Silva/Silvadesigners."
Via página do Facebook da FJS, aqui em https://www.facebook.com/fjsaramago/

Sem comentários:

Enviar um comentário