Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pedro Barroso canta José Saramago - "Nasce Afrodite, amor, Nasce o teu corpo"




Poema cantado por Pedro Barroso, homens das artes e grande admirador de José Saramago
Letra/Poema de José Saramago

"Nasce Afrodite, amor, nasce o teu corpo"

Ao princípio é nada
Um sopro apenas
Um arrepio de escamas
Um perpassar de sombra
Como de nuvem marinha
Que se esgarça nos radiais tentáculos da medusa
Não se dirá que o mar se comoveu
E que a onda vai formar-se deste frémito
No embalo da água oscilam peixes
E das algas as hastes serpentinas a correnteza dobram
Como ao vento
As searas da terra
E as crinas dos cavalos
Entre dois infinitos de azul
A onda vem
Toda de sol
Vestida e rebrilhante
Líquido corpo de reflexos
Cegos
Da terra o vento corre para ela
Tal o macho cioso
Para a fêmea aberta
Transportando consigo o pólen das flores
Fecundada a onda rola
Agora trovejando
Na corrida para o parto
Que a espera
No leito de negras rochas
Que na costa se adorna
De mil vidas fervilhantes
Mais alto ainda
As águas se suspendem
E no segundo final
A gestação imensa
E quando num furor
Da vida que começa
A onda se despedaça num rochedo
O envolve o cis
O despedaça
E dilacera
Da branca espuma
Do sol
Do vento que soprou
Dos peixes
Das flores
E do seu pólen
Das algas trémulas
Do trigo
Dos braços da medusa
Das crinas dos cavalos
Do mar da vida toda
Nasce Afrodite, amor
Nasce o teu corpo

Sem comentários:

Enviar um comentário