Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

terça-feira, 25 de outubro de 2016

"Está lá tudo - A crônica e o cosmos de José Saramago" de Saulo Gomes Thimoteo (Appris Editora BR) via "Um caderno para Saramago"

O "Blog Um caderno para Saramago" apresentou a obra de Saulo Gomes Thimóteo - "Está lá tudo - A crônica e o cosmos de José Saramago". 
Refere na sinopse de apresentação que (...) "o cronista Saramago, que, ao longo de oito anos (1969-1976), escreveu aproximadamente 300 crônicas, antecede o romancista Saramago". (...)

Pode ser consultado aqui 


Imagem da capa da obra, retirada da página da Appris Edifora

"Este livro é sobre José Saramago esquecido, ou, pelo menos, ocultado. O cronista Saramago, que, ao longo de oito anos (1969-1976), escreveu aproximadamente 300 crônicas, antecede o romancista Saramago, consagrado por Levantado do chão (1980) ou Memorial do convento (1982), mas, como ele mesmo continuamente apontaria sobre sua participação jornalística: “Está lá tudo”. Mas o que vem a ser esse tudo que as crônicas contêm? Não os roteiros dos romances, por certo, mas sim os primeiros ensaios em prosa das preocupações contínuas do cidadão-escritor Saramago. Já se pode notar o questionamento reiterado da História, do Indivíduo, da Sociedade, ou seja, de todas as verdades inamovíveis que refletem uma imposição do poder. A crônica, enquanto híbrido da Literatura e do Jornalismo, permite à palavra que atue como mecanismo de desvendamento, podendo abordar todos os assuntos com o mesmo tom de conversa e aparente despretensão. Cabe, então, a José Saramago cronista constituir-se como viajante em busca de compreender a paisagem do mundo e as suas transposições possíveis em linguagem. Assim se apresenta o livro "Está lá tudo": a crônica e o cosmos de José Saramago, de Saulo Gomes Thimóteo. A edição é da Appris Editora."

Aconselhamos a visita ao blog e aos links associados para acompanhar as novidades e notícias que envolvem não só a obra de José Saramago mas como os eventos que se realizam à volta do nome desta figura mundial. Podem seguir aqui





Sem comentários:

Enviar um comentário